31.1.12

Atitude é Querer

Como a Atitude Difere a Riqueza da Pobreza

Desde o começo do mundo existem pobres e ricos. Mesmo em países considerados muitos pobres, sempre vamos encontrar pessoas bem-sucedidas na vida em meio a uma multidão de pobreza. O que difere essas pessoas que se tornaram ricas daquelas que permaneceram pobres? Com certeza são as atitudes.

O consultor, escritor e conferencista americano T. Harv Eker, em Os segredos da mente milionária, Editora Sextante – Best-seller número 1 do New York Times, classifica as diferenças de atitudes entre ricos e pobres de uma maneira que nos leva a concluir pela existência de dois mundos no mesmo planeta, habitados por seres com mentalidades diferentes. Um deles formados por aqueles que têm a mente rica e o outro por aqueles que têm a mente pobre.
São essas as diferenças de atitudes, segundo T. Harv Eker:

Mentalidade rica:
Jogam para vencer.
Querem ser pagos pelo resultado do trabalho que fazem
Procuram fontes alternativas de rendas.
Gostam de aprender.
Fazem questão de entender e conhecer finanças e investimentos.
Arriscam-se e gostam de desafios.
Frase: Eu faço as coisas acontecerem.

Mentalidade pobre:
Jogam para não perder.
Querem se pagos pelo tempo que passaram no emprego.
Contentam-se com seu salário.
Pensam que já sabem.
Orgulham-se de não entender de finanças e investimentos.
Preferem se sentir confortáveis.
Frase: As coisas acontecem.

Ainda, segundo Eker: Dinheiro é resultado, riqueza é resultado, saúde é resultado, doença é resultado, o seu peso é resultado. Vivemos em um mundo de causa e efeito. E conclui que os ricos de mentalidade acreditam em si mesmos. Crêem no seu valor e na sua capacidade de agregá-lo ao mercado, Pessoas que pensam pequeno, não. É por isso que precisam de garantias.

Com se vê, as pessoas de mentalidade rica têm muito mais chances de se tornar empreendedoras, de conquistar independência financeira, de gerar riquezas, porque têm um conjunto de atitudes diferentes. Entre outras coisas, procuram pensar grande, nivelar-se às pessoas mais evoluídas; procuram mudar o seu modelo interno, querem estar ao lado de vencedores e de gente de nível cultural elevado; querem saber o que passa no mundo, procuram estudar e se atualizar; não se contentam com pouco, trabalham muito e gostam de correr riscos. As pessoas de mentalidade pobre correm sempre o risco de morrer pobres. Quantos casos sabemos de pessoas que herdaram grandes riquezas e puseram tudo a perder. É por isso que alguns pensadores dizem que se pegarmos toda a riqueza do mundo a dividirmos em partes iguais entre toda a população mundial, em pouco tempo, teremos novamente países ricos e países pobres e pessoas ricas e pessoas pobres. A mente rica é conhecida também no popular por espírito de riqueza e mente pobre por espírito de pobreza.
Particularmente, pensamos que a “maior pobreza é a de espírito”, portanto, a grande pergunta que temos que nos fazer é: como estamos direcionando nossa mente, para ser rica ou pobre?

Créditos:
Livro: Atitude é Querer
Autor: Cícero Domingos Penha
Editora: Qualitymark Editora: www.qualitymark.com.br