Tenho observado que as dificuldades de comunicação e comportamento dos jovens
têm aumentado constantemente. Não se trata mais apenas de imaturidade e
inexperiência, mas de desvios culturais e comportamentais adquiridos em seu
convívio pessoal e obviamente excesso de tecnologia. Sim,
tecnologia! Com uso exagerado de softwares como MSN e e-mails,
estes jovens aumentam suas dificuldades em pensar no que escrevem e como
escrevem. Algumas mídias sociais infelizmente colaboram para esta mesma
alteração, apesar de não ter esta finalidade.
Os jovens passam a se comunicar com maior frequência apenas virtualmente e
acabam esquecendo-se de como é interagir
pessoalmente com outros interlocutores. Seus e-mails são mal formulados
e que causam grande dificuldade de interpretação no que realmente desejavam
dizer.
Mais grave é quando se trata de comunicação pessoal. Seus comportamentos
demonstram desconforto em conversar e uma enorme dificuldade em
elaborar perguntas e respostas de forma a obter um diálogo agradável e objetivo.
Como se habituaram a utilização da tecnologia e abreviação das palavras e
frases, acabam por utilizar a mesma agilidade em conversas, porém sem grandes
resultados.
Em entrevistas de emprego, não olham nos olhos do
entrevistador, não têm um raciocínio mais lento e demonstram enorme nervosismo,
muito superior ao nervosismo tradicional de uma entrevista.
E como superar estes obstáculos e conseguir se desenvolver
pessoalmente e profissionalmente? A tecnologia deve ser usada, mas
não apenas para uma comunicação informal ou fútil e sim para busca de
informações, leituras e interpretações de conteúdos disponíveis na rede, porém
de sites confiáveis, pois se sabe que muitas informações disponíveis na rede são
falhas ou falsas.
É importante manterem-se atualizados pelo menos o básico: mercado, política,
responsabilidade social, sua cidade e seu país. Obter informações apenas de
noticiários de televisão é empobrecer ainda mais sua cultura e informação, pois
estes canais de comunicação também são limitados devido ao tempo e objetivos do
mesmo.
A fonte de conhecimento deve vir de um composto de
recursos como, por exemplo: livros, revistas, internet, televisão,
escolas etc. É importante também participar de treinamentos que abordam
relacionamento interpessoal e comunicação eficaz. Caso não tenha condições de
participar destes tipos de treinamentos, passe a observar o comportamento das
pessoas no ônibus, na padaria, no mercado, na escola, na empresa e em todos os
lugares. Veja se concorda com a atitude de algumas pessoas, o que você faria no
lugar delas e se já fez algo semelhante e se identificou com determinada
situação. Até mesmo alguns bons filmes poderão ensinar a como se comportar ou
expressar.
Passe a olhar mais nos olhos de seus interlocutores, ouça com
atenção as informações e somente depois de analisá-las e compreendê-las
responda. Evite ser agressivo. Esteja disposto a
ouvir. Nem sempre você obterá uma resposta exatamente como você espera,
mas, com certeza, comunicando-se e expressando de forma errada, conseguirá uma
resposta exatamente contrária a qual você deseja.
Criando este hábito, seu raciocínio será cada vez mais rápido e você assimilará as informações com maior qualidade muito mais facilmente.
Criando este hábito, seu raciocínio será cada vez mais rápido e você assimilará as informações com maior qualidade muito mais facilmente.