Prof. Rita Alons
Enquanto a promoção não vem e os tempos são de downsizing,
corte de custos e enriquecimento de cargos com novas tarefas e atribuições, que
tal entender algumas pequenas coisas que podem ser grandes diferenciais na
nossa carreira?
Embora as
características técnicas de cada profissional estejam mais ou menos
equiparadas, o nosso modo de ser e nossas atitudes podem fazer a diferença
quando mais necessitamos, melhorando nossa vida e a de outros à nossa volta.
Vejamos, pois, dez dicas para o dia-a-dia nas empresas em tempos de crise:
1. Fale com
todos com educação e cordialidade. Seja solidário e ajude com a real intenção
de resolver os problemas quando solicitado – e quando possível. Apenas faça com
boa vontade e não espere retorno por seus atos.
2. Responda
aos e-mails de todos sempre, não apenas quando interessa ou quando foi o chefe
que os enviou. Seja simples, direto e educado.
3. Aprenda a
incluir os outros na conversa quando o seu interlocutor estiver acompanhado. É
deselegante e grosseiro ignorar outras pessoas (principalmente só olhando para
uma delas) ao falar no meio de um grupo. Afinal, se fosse algo particular seria
mais adequado esperar para tratar a sós, não acha?
4. Quando
possível, evite limitar-se a um pequeno grupo de “parceiros” dentro do próprio
departamento. É recomendado ter um bom relacionamento com todos e focar-se no
trabalho com profissionalismo e ética.
5. Quando
trabalhar em equipe, aja com naturalidade e esteja aberto às críticas e
opiniões alheias. Use a razão para mostrar que seu ponto de vista está correto,
caso necessário, com argumentos sólidos e precisos. Se tiver que buscar fontes,
vá em frente.
6. Fique longe
das fofocas e conversas paralelas de corredor. A impressão de boicote, armação
ou preconceito contra o trabalho de outros é altamente destrutiva para qualquer
ambiente corporativo.
7. Se tiver
problemas de relacionamento com alguém que trabalha com você, o mais adequado a
fazer é falar diretamente com essa pessoa para resolver as dúvidas ou
mal-entendidos e esclarecer a situação. Terrível é comentar por trás e tornar
aberto para outros colegas algo que poderia se acabar com uma boa conversa.
8. Levante a
cabeça se tiver que falar algo pessoal ou mais delicado com seu chefe. Nada de
ter medo ou se deixar levar pelos comentários dos demais colegas. Tenha seu
feeling e sua sinceridade, levando (ou buscando) possíveis soluções para a
situação.
9. Jamais
comente o erro de algum colega ou um desafeto. Saiba separar o lado pessoal do
profissional e deixe seu chefe ser chefe!
10. Lembre a
cada dia que o mundo gira mesmo e o tempo passa. É muito melhor ser humilde e
atuar com responsabilidade para que as coisas fiquem um pouco melhor à nossa
volta. Como todos temos altos e baixos, prefira ter essa boa consciência a
tentar correr mais tarde para reparar possíveis deslizes, quando tudo e todos
já ficaram para trás.